Visa compreender a dificuldade do processo de aprendizagem. Para determinar os processos de avaliação e intervenção, são realizadas entrevistas com os pais ou responsáveis, análise do material escolar e aplicação de atividades e testes específicos com a criança ou adolescente.
A intervenção psicopedagógica é uma ferramenta utilizada para melhorar o processo de aprendizagem considerando as necessidades individuais. O acompanhamento psicopedagógico tem como objetivo a implementação, manutenção e ajuste das intervenções planejadas.
A supervisão é realizada por profissionais com vasta experiência na área da psicopedagogia. Oferece orientação para profissionais ou iniciantes que desejam um outro olhar para sua prática profissional.
Orienta os pais sobre as dificuldades de aprendizagem e questões comportamentais de seus filhos. Desenvolve estratégias para estabelecimento de regras e disciplina, apresenta técnicas de estudo e formas de acompanhar as atividades escolares.
Elabora estratégias para potencializar a inclusão do aluno nas escolas. Realiza uma análise da estrutura física, do currículo e das atividades escolares para possíveis adequações.
Realiza cursos sobre os processos de inclusão escolar e treinamentos de técnicas de intervenções específicas para profissionais da área da educação.
Um encontro da psicologia e da pedagogia. O foco desse profissional é desvendar o processo de aprendizagem humana para corrigir déficits e dificuldades na aquisição e retenção de conhecimento. Esse processo é determinado por uma diversidade de fatores: neurobiológicos, cognitivos, socioculturais, emocionais e afetivos. Algumas interferências podem alterar a maneira como as pessoas adquirem conhecimento.
O Psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Seu papel é analisar e indicar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam a aprendizagem do educando.
Quando a criança ou o adolescente apresentar:
Quando surgirem transtornos de aprendizagem:
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