abril 19, 2018

Empatia ou Simpatia?

by Ser Presente in Artigos

Sabe quando você sente uma sensação agradável ao conversar com alguém que acabou de conhecer? Depois ao descrever essa experiência diria que essa pessoa foi simpática ou empática?

Apesar de algumas vezes serem utilizados como sinônimos, os significados de empatia e simpatia são completamente diferentes.

Ser simpático pode significar ser agradável, educado ou gentil.

Também posso me simpatizar com alguém quando me identifico com essa pessoa, ou quando a admiro por algo.

Geralmente quando digo que conheci alguém simpático significa que gostei desta pessoa, o que implica em algum tipo de avaliação, a partir de critérios que são estabelecidos por mim.

Já a empatia pode ser considerada a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, percebendo o mundo a partir do ponto de vista dela, sem qualquer tipo de julgamento ou preconceito.

Trata-se de um esforço por compreender aquela pessoa, independente do meu sentimento em relação a ela.

Mas não basta me colocar no lugar dela a partir do meu ponto de vista, pois assim também estaria avaliando e julgando. Exemplos de julgamento são frases como: “se eu fosse ela jamais teria feito aquilo” ou “no lugar dela eu teria dito isso”.

A empatia exige um esforço de compreender o outro a partir do ponto de vista dele, considerando as experiências de vida, valores e princípios que são dele.

Quando somos empáticos passamos a respeitar a opinião ou atitude da outra pessoa, mesmo quando não concordamos com ela.

Autor: Daniel de Rezende Pereira